Mudar de casa 7 passos para vender e comprar casa

Mudança de Casa: 7 passos para vender e comprar casa

A mudança de casa pode parecer assustadora, mas com os nossos 7 passos, irá transformar essa tarefa complexa num processo simples e tranquilo.

Mudança de Casa: 7 passos para vender e comprar casa
Em teoria, o processo para vender um imóvel é relativamente simples. Para comprar é ainda mais. Basta escolher e ter dinheiro. Mas a mudança de casa pode ser uma grande dor de cabeça. Envolve contas, créditos, bancos, datas sincronizadas, mudança de morada, negociar com compradores e vendedores, etc.
 

Se pretende mudar de casa, este artigo é para si. São 7 passos e dicas para vender e comprar casa num processo natural e tranquilo.

Estes passos estão pensados para quem precisa de vender a casa atual para poder comprar uma nova. Se está nesta situação pode encontrar uma solução de crédito troca de casa aqui.

Caso tenha capacidade financeira para efetuar uma mudança de casa sem ter de vender a atual, o processo para si será bem mais simples, uma vez que não estará obrigado a sincronizar as datas de venda e de compra.

Contudo, será sempre uma mais-valia conhecer estes passos independentemente da situação.

Comecemos pelo princípio:

1 – Saber o valor da casa atual e hipoteca

O primeiro passo para a mudança de casa deve ser saber qual o valor de venda do seu imóvel atual. O ideal será solicitar a avaliação a um consultor imobiliário que conheça bem a zona.

Verifique no extrato bancário qual o valor atual da hipoteca. Ao vender a sua casa vai ficar com a diferença do valor de venda e o valor atual do seu crédito habitação.
É determinante ter uma ideia desse valor porque mesmo que faça um crédito habitação terá sempre de ter liquidez para duas situações: valor dos impostos quando for escriturar e 10% do valor de compra do imóvel. 10% é o valor mínimo obrigatório definido pelo Banco de Portugal para a compra de um imóvel, porém alguns bancos podem pedir-lhe 15% ou 20%.

2 – Check-up financeiro

Fale com o seu banco ou com um intermediário de crédito para saber qual o valor que pode pedir de crédito habitação para a nova casa. Serão avaliados os seus rendimentos e as suas despesas para apurar a taxa de esforço e definir qual o valor máximo de prestação que poderá pagar.
Informe que vai mesmo trocar de casa e pretende ter o financiamento pré-aprovado.

3 – Sondar o mercado

Agora que já sabe até que valor pode ir para a compra da nova casa, pode começar a sondar o mercado. Pesquise nos portais imobiliários imóveis com as características pretendidas, na zona onde quer viver e verifique se há oferta dentro do seu orçamento.
Poderá ter que ajustar algumas características ou alargar a zona de pesquisa. Se já encontrou vários imóveis que cumprem com aquilo que procura, está na hora de avançar para o próximo passo.

4 – Coloque o seu imóvel à venda

“Mas como assim? Ainda nem visitei as outras casas e já irei colocar a minha à venda?”

Esta é das dicas de mudança de casa mais importantes. Repare, comprar um imóvel é muito mais simples do que vender. Para comprar já se sabe qual o valor que tem de pagar e se já fez o check-up financeiro o processo de crédito vai ser muito mais rápido.

Para vender, o processo é bem mais lento. Há exceções, obviamente. No entanto, é necessário encontrar alguém que esteja disposto a comprar a sua casa pelo valor que pretende. Pode ser no primeiro dia, poucas semanas depois, ou por vezes, alguns meses. Ou seja, não é possível definir ao certo o tempo que irá levar.

Se partir para a aventura das visitas antes de colocar o seu imóvel no mercado apenas vai estar a fazer perder tempo a si e aos outros. Ainda não está em situação de firmar qualquer acordo com 100% de certeza de que se vai concretizar.

Para uma mudança de casa tranquila, precisa de saber, por quanto vai vender a sua casa ao certo e quando isso irá acontecer antes de partir para a compra da nova.

5 – Negoceie o tempo até à escritura

Este passo é determinante para que a troca de casa aconteça tranquilamente. Quando encontrar um interessado na compra do seu imóvel por um valor que está disposto a vender, negoceie com ele o tempo que ambos têm até à escritura. 

Nesta fase irá assinar um CPCV (Contrato Promessa de Compra e Venda) onde consta, entre vários dados, o valor acordado e o tempo até à realização da escritura.

O ideal será um período de 120 dias (quatro meses) ou mais. Nota que na eventualidade de necessitar de mais tempo, pode sempre fazer uma adenda ao contrato aumentando o respetivo prazo, se o comprador também estiver de acordo.

6 – Procure a casa nova

Tem agora pelo menos quatro meses para encontrar definitivamente a sua casa nova. Se cumpriu os passos anteriores, já sabe perfeitamente até que valores pode ir, já tem o financiamento pré-aprovado e já tem alguns imóveis em vista de acordo com preço e características.

Está na altura de agendar visitas e conhecer os imóveis. Quando escolher qual o imóvel que será a sua nova casa, passe para o passo seguinte.

7 – Mudanças e Escrituras

Terá sempre que escriturar a venda da sua casa primeiro que a compra da nova. Isto porque é a venda da atual que permite a compra da nova. Ambas as escrituras podem acontecer no mesmo dia ou em dias diferentes.

Se forem em dias diferentes, peça ao comprador do seu imóvel para que este permita que permaneça no mesmo até à compra do outro. É importante acontecer no menor tempo possível para não gerar nenhum constrangimento.

Relativamente às mudanças, o ideal é que o proprietário da casa que pretende comprar permita que vá mudando os seus bens para lá antes da escritura.

Uma mudança de casa exige confiança entre as partes. Se não tem nenhum sítio onde possa guardar as coisas, como a garagem de um amigo, um armazém, etc. esta é a melhor solução.

Mudança de Casa: 7 passos para vender e comprar casa

Parabéns! Mudança de casa concluída com sucesso

A mudança de casa é um processo muito importante na vida de todas as pessoas e muitas vezes fica marcado por stress e ansiedade. Esperemos que estas dicas sejam-lhe úteis.

Não se esqueça das mais-valias

Regra geral, na troca de casa geram-se mais-valias, isto é, se vendeu o seu imóvel por um valor superior ao que comprou, teve um determinado lucro nessa operação que será tributado. Felizmente, poderá estar isento desse imposto. Saiba tudo em Como não pagar mais-valias na venda de imóveis?

Outras soluções: Crédito Troca de Casa

Já ouviu falar do Crédito Troca de Casa? Esta solução também pode ser interessante, uma vez que permite comprar primeiro o imóvel pretendido e fica com um prazo alargado para vender o atual. Fale connosco se tem interesse.

Esperamos que estas dicas de mudança de casa tenham sido úteis para si.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *